Agora feito as apresentações, posso começar a contar um pouco de como foi a minha alfabetização, posso contar um pouquinho de como foi minhas primeiras experiências com a leitura e a escrita. Eu posso começar considerando que meu processo de alfabetização foi bem tranquilo. Não tive dificuldades pedagógicas. Eu entrei na escola um pouco tarde, com quase 7 anos e não fiz a pré-escola (ed. Infantil). Sempre observei meu pai lendo muito. Eu ficava admirada ao ver meu pai lendo, super concentrado em seus gibis de faroeste (sempre foi sua paixão!)! Quando eu ingressei no antigo C.A eu tinha uma vontade enorme de ler. Acho que eu era tão curiosa (e acho que sou até hoje!) que eu queria descobrir qual era a sensação de ler gibis! Meus irmãos mais velhos já tinham gibis da Turma da Mônica e eu já gostava de olhar as páginas por várias vezes. Então essa minha vontade de aprender junto com a dedicação da professora Tânia, me fizeram aprender a ler e escrever antes do final do ano. Aprendi a ler com o método da casinha feliz, onde as letras se transformavam em personagens. Lembro-me que a letra P representava o papai, a letra N o neném e etc. Gostava muito quando ela começava a contar estórias com os personagens. Lembro-me também que nessa fase eu fiz bastante exercícios no caderno de caligrafia. Não me lembro bem se em uma cartinha ou em um livro, eu costumava fazer cópias da letras e sílabas que eu ia aprendendo.
Bom, foi dessa maneira que eu fui alfabetizada. Mesmo que por muitos essa maneira seja criticada, posso dizer que fui alfabetizada de uma forma divertida. Lembro que nas aulas sempre havia risos com as estórias dos personagens.
Bom... acho que é isso!
Então... até a próxima postagem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário