domingo, 6 de janeiro de 2013

A abordagem das diferentes áreas do conhecimento nos primeiros anos do ensino fundamental


CORSINO, A abordagem das diferentes áreas do conhecimento nos primeiros anos do ensino fundamental. Salto para o futuro, Anos iniciais do ensino fundamental,Brasília: MEC,  ano XIX, pp. 29-42, setembro/2009.  


A autora Patrícia Corsino inicia o texto propondo uma reflexão sobre as diferentes áreas do conhecimento nos primeiros anos do ensino fundamental. Para tal observação, ela apresenta o relatório de uma professora do segundo ano do ensino fundamental.

O relatório da professora nos traz uma experiência diferente do habitual ou do que eu particularmente estou acostumada a ver nas escolas. O relato nos mostra um movimento de acolhimento e receptividade ao que a criança trouxe para a sala de aula. Tudo começou quando um aluno levou para aula um pote cheio de lagartas, que por sinal despertou a curiosidade das crianças (e que criança é curiosa... isso não é novidade, não é gente?!). A professora percebendo o interesse da turma propôs a continuação da observação pedindo assim que algumas lagartas ficassem na escola. Foi desenvolvido a partir desse momento um projeto de Ciências Naturais que não estava dentro do planejamento. As crianças, a cada dia registravam as observações através de desenhos e textos, além disso, eram feitas pesquisas sobre a espécie da lagarta observada e tais pesquisas propiciavam a troca de conhecimentos. Através do relato da professora a autora pontua no texto a importância de se olhar para a criança como alguém que tem o que dizer e competente suficiente para atribuir significado ao que está ao seu redor. Quando discutimos esse ponto do texto em sala, foi possível pensar sobre um planejamento que respeite e valorize o conhecimento que a criança já possui antes de ingressar na escola. A autora aponta também que projetos como o desenvolvido pela professora são possibilidades ímpares de articulação entre as áreas do conhecimento, pois outras áreas como exemplo, a Literatura, também podiam ser trabalhadas.

Outro aspecto importante destacado no texto é sobre a flexibilidade do planejamento e a abertura para o imprevisível. Nesse ponto a autora destacou características e dimensões do planejamento, abordadas anteriormente em outro texto. São elas: inacabamento, participação do coletivo e outras.

No tópico “Educação, Cultura, Currículo”, a autora nos traz citações e Candau e outros autores abordando o papel da escola de organizar, selecionar, decantar e adaptar elementos da cultura, para serem transmitidos às novas gerações. Nesse tópico, pensamos e discutimos também sobre a importância da cultura social na construção dos conhecimentos escolares.

Por fim, a autora traz alguns objetivos amplos de cada área de conhecimento sugeridos em um documento do MEC e aponta que o conteúdo de cada área de conhecimento deve ser entendido como possibilidades de socialização de conhecimentos acumulados ao longo da história daquela criança que chega a sala de aula. Na área da linguagem o texto aponta que “É importante que o cotidiano das crianças das séries/anos iniciais seja pleno de atividades de produção e recepção de textos orais e escritos”.

O que contribui para o desenvolvimento de habilidades leitoras nos anos iniciais do ensino fundamental? Veja alguns exemplos:

  • ·         Escuta diária de leitura e textos diversos;
  • ·         Incentivo de leitura por parte da família;
  • ·         Produção de textos escritos, podendo ser mediada pela participação e o registro de parceiros mais experientes;
  • ·         Leitura e escrita espontânea;
  • ·         Projetos, jogos e brincadeiras que envolvam a linguagem.
  • ·         E outros.

Então... é isso!
Até a próxima postagem!

 

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