segunda-feira, 11 de março de 2013

Análise sobre o livro didático : PORTA ABERTA - Letramento e alfabetização (2011) e sequência didática



            A proposta desse trabalho apresentado em grupo em sala de aula, era de analisar um livro didático de Língua Portuguesa do ensino fundamental até o 5ºano. A escolha do livro ficou a critério do grupo. Meu grupo continha 7 pessoas, Bruna de Paula, Camila de Souza, Chaiene, Daniel, Jennyfer, Joyce e eu. Alguns critérios nos foram dados. De que forma iriamos avaliar?

  • Iriamos relacionar com os textos trabalhados ao longo do período, analisando criticamente, dialogando com os autores estudados;

  • Iriamos analisar a luz de quatro eixos orientadores para o ensino da língua materna, são esses: Práticas de Leitura, práticas de linguagem oral, práticas de análise e reflexão sobre os usos da língua e práticas de produção textual. Deveríamos analisar se o livro apresenta, como apresenta e etc.

Então o meu grupo analisou o livro: Nova Edição: PORTA ABERTA – Letramento e alfabetização (2011), livro didático para o 2º ano do ensino fundamental, das autoras Angiolina Bragança e Isabella Carpaneda. Ao final da análise crítica o grupo apresentou uma sequência didática para uma turma de 2º ano, baseada na unidade 3 do livro.

Para visualizar o slide do trabalho apresentado em aula, clique abaixo:

https://docs.google.com/file/d/0B1atsEA1ivgaRzRLNEdwVUE0aXM/edit?usp=sharing

Um comentário:

  1. oi meu nome e patrícia sou professora.vcs tem o livro didatico da nova edição porta aberta do primeiro ano de professor.de amostra,estou precisando pra mostrar para os professores.se vcs terem vcs podem me mandar um de professor fazendo favor.moro em santo antônio do amparo minas gerais.cep.37262000.rua constancia carvalho.numero 169 casa b.bairro campinho.fazendo favor.

    ResponderExcluir